Factoring – Fomento Comercial

Factoring fomento comercialO que é Factoring?

Fomento mercantil (também chamado de Fomento comercial) – Factoring – é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios – que seriam pagos a prazo – através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto.

Por resumo, Factoring é o processo de vender (faturar) os recebíveis para um terceiro por um fator (taxa), ou seja, é a compra a vista dos créditos resultantes das vendas a prazo.

Dessa forma, ao obter dinheiro vivo, a empresa ganha como benefício a potencialização da sua capacidade de negociação. Ganha também na melhor fluidez nos serviços, podendo empregar com maior rapidez, o dinheiro de volta no seu negócio.

Um reforço de caixa para o capital de giro da empresa com uso do desconto de duplicatas, desconto de cheques pré datados e outros títulos recebíveis.

A antecipação de recebíveis é uma prática bastante comum no meio empresarial. Isso porque é uma solução mais rápida que o financiamento bancário comum.

Vale lembrar também que a taxa de antecipação de recebíveis pode ser diferente entre Empresa de Factoring e banco. Conhecer por antecipação pode ajudar na hora de se decidir pelo adiantamento de recebíveis.

O Factoring tem como objetivo a compra de ativos financeiros provenientes de vendas mercantis e prestação de serviços. Normalmente, uma prestação de serviços com foco nas micros, pequenas e médias empresas.

Empresa de FactoringO que é uma empresa de Factoring

De origem latina, a expressão Factoring pode ser traduzida como fomento mercantil ou fomento comercial. No Brasil, as empresas de Factoring são conhecidas como sociedades de fomento mercantil, devidamente registradas nas Juntas Comerciais Estaduais.

De maneira bem explícita, uma empresa de Factoring é uma empresa prestadora de serviços e assessoria para gestão dos créditos. Uma empresa de fomento comercial.

Esta definição, aprovada na Convenção Diplomática de Ottawa, em maio de 1988, da qual participou o Brasil com mais 53 nações signatárias, consta do Art. 28 da Lei 8981/95, ratificado pela Resolução 2144/95, do Conselho Monetário Nacional.

– Prestação de serviços;
– Aquisição de créditos de empresas;
– Venda e compra de créditos mercantis.


Está gostando do nosso site?
Subscreva nossa Newsletter

NÃO SE PREOCUPE! Seu e-mail estará seguro conosco.


Operação de Factoring?O que é uma Operação de Factoring?

Uma operação de Factoring compreende: a compra à vista dos direitos creditórios de vendas mercantis ou prestação de serviços à prazo de pessoas jurídicas – indústria e comércio.

Legalmente, Factoring é a prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos. É também a administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestações de serviços.

Uma operação de Factoring é considerado uma transação financeira legal. Uma atividade mercantil e está amparada nas normas do direito vigente no Brasil. Consiste na alienação dos direitos creditórios, prevista no artigo 286 do Código Civil.

A operação de Factoring deve ter como característica a continuidade e a conjugação de alguns desses serviços ou atividades:

    1. Prestação de serviços a pequenas e médias empresas do setor produtivo, a saber:
      1. acompanhamento comercial e das contas a receber e a pagar;
      2. exame da situação creditícia da empresa compradora dos produtos;
      3. seleção e avaliação de fornecedores;
      4. cobrança;
      5. outros serviços;
    2. suprimento de recursos: a empresa-cliente poderá ceder, no todo ou em parte, à empresa de factoring direitos (créditos) decorrentes de contratos de venda de seus produtos (venda mercantil), excluídas as transações de consumo.
    3. proteção contra a falta de pagamentos pelos devedores.

Tributação
Os seguintes tributos incidem sobre a atividade de Factoring:

a) Imposto de Renda e Contribuição Social
b) PIS e COFINS.
c) Contribuições sociais.
d) IOF.
e) ISS.
f) CSLL.

 

Por que utilizar uma Operação de Factoring?

Por que utilizar uma Operação de Factoring?

As empresas que recorrem ao mercado de Factoring, fazem-no por diversa razões, entre as quais, se destacam as seguintes:

  • Melhor planificação da tesouraria;
  • Transformar custos administrativos, de recursos humanos e comunicações, de natureza fixa para variável;
  • Rapidez de obtenção de liquidez;
  • Aumento da capacidade de financiamento e melhoria do caixa;
  • Diminuição dos riscos de crédito;
  • Gestão de créditos mais simples;
  • Maior foco da equipe comercial no objetivo de vendas, sem que se preocupem com os recebimentos.
Na opção pelo Factoring, as micro e pequena empresas podem se beneficiar com a:
  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento de liquidez;
  • Elevação do grau de alavancagem;
  • Diminuição dos custos financeiros.

Popularmente as empresas de Factoring, ou Fatorizadoras, compram títulos, [duplicatas], [cheques], oriundos de vendas mercantis e/ou prestação de serviços, pagando á vista ao emitente, o cliente da empresa Fatorizadoras. Esta é a chamada operação de fomento.

A Fatorizadora aguardará o vencimento de tais títulos para cobrá-los do sacado. A venda dos títulos é de caráter irrevogável e irretratável, com direito á regresso, ou seja, a empresa fatorizadora assume o risco na compra do título.

No entanto existe muita jurisprudência atualmente que demonstra que o emitente é responsável solidário com o sacado (aquele que deve ser cobrado). Dessa forma, caso o sacado não venha a pagar o título o sacador deverá honrar os títulos vendidos bem como as despesas de cobrança.

Vale lembrar que por força de contrato cada Empresa de Factoring possui um modo de operar, cabendo ao cliente ler o contrato e saber bem o que está se comprometendo ao assinar um contrato.

Quando contratar uma Empresa de Factoring

Quando contratar uma Empresa de Factoring

Independente do tamanho da sua empresa ou do segmento que você atua, a antecipação de recebíveis através das operações de factoring pode lhe apresentar inúmeras vantagens.

Desde o início de suas atividades empresariais, sua empresa torna-se elegível para as operações de fomento comercial, também conhecido como fomento mercantil ou antecipação de recebíveis financiados

O factoring depende mais da credibilidade dos seus clientes do que do histórico e tempo de atividade de sua empresa. Então, qualquer momento, pode ser o momento para você contratar os serviços de uma empresa de fomento.

Existem algumas situações em que o factoring torna-se uma necessidade. Se qualquer um dos cenários que elencamos aqui lhe parecer familiar, é hora de sua empresa considerar seriamente a antecipação de recebíveis  como uma ferramenta financeira indispensável para um crescimento sustentável.

  1. Seu capital de giro não consegue acompanhar a demanda;
  2. Você quer crescer mais rápido;
  3. Você iniciou sua empresa agora;
  4. Você tem recursos limitados;
  5. Você deseja ter clientes fortes financeiramente.
Quais são as vantagens de contratar uma Empresa de Factoring?Quais são as vantagens de contratar uma Empresa de Factoring?
  • Recebimento antecipado e imediato de suas vendas feitas a prazo;
  • Assessoria administrativa e financeira;
  • Possibilidade de compra de matéria-prima à vista;
  • Cobrança de títulos ou direito de créditos.

 

Direcional contabilidade

Uma empresa contábil eficiente, um escritório de contabilidade no centro de São Paulo especializado na gestão contábil de empresas de fomento mercantil.



Quer saber mais sobre nossos serviços?

Gostaria de solicitar um contato inicial e sem compromisso?

Preencha sem compromissos nosso 

Formulário de contato inicial


 

Assine nossa Newsletter e acompanhe nossas publicações.
Prometemos não fazer SPAM!

NÃO SE PREOCUPE! Seu e-mail estará seguro conosco.


Fomento Empresarial
Soluções em gerenciamento contábil para empresas de fomento mercantil 

Os comentários estão desativados.