O que são Operações de Factoring

Definição de operações de Factoring.

Operações de Factoring são mecanismos de fomento mercantil que possibilitam à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo. Mas e o outro lado?…

Operações de Factoring tornou-se uma expressão bastante comum na linguagem comercial ultimamente. Isso foi devido a busca constante de serviços bancários para financiamento rápido de operações comerciais.

Ocorre que os bancos, devido as regulamentações financeiras e regulamentos internos demoram nas avaliações de risco a serem feitas.

Enquanto isso o empresário que precisa investir em sua linha de produção, ou mesmo num projeto que demande recursos rápidos, vê-se impedido devido a burocracia.

Nesse cenário uma operação de fomento ou Factoring vem bem a calhar e soluciona de maneira eficiente a situação do empresário.

Com isso, as empresas continuam vendendo seus produtos ainda que a prazo e vende seus direitos creditórios e assim mantém saudável seu fluxo de caixa.

Num resumo, a função mais importante das operações de Factoring é evitar o endividamento futuro da empresa. Se você deseja conhecer os benefícios das operações de Factoring para as empresas, leia nesse post.

Mas essa análise vê a solução voltada para o empresariado e suas necessidades financeiras e comerciais.

Vamos analisar aqui, o outro lado, o lado das empresas de Factoring, a empresa de fomento comercial que resolve a parte financeira.

A grande questão aqui agora é a parte contábil da Factoring.

Como toda operação comercial envolve custos e receitas, a contabilidade gerencial lida com os números. Cálculo de impostos, questões tributárias, etc, etc.

Para o gerenciamento contábil de uma empresa comercial, a contabilidade ou o tipo de serviço contábil é o tradicional.

Para gerenciar as operações contábeis de uma operação de fomento comercial, ou fazer a contabilidade da empresa de Factoring, a história é outra bem diferente.

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As consequências das operações de Factoring

Um coisa é calcular efeitos contábeis numa operação de venda comercial. Quanto custou o produto, despesa operacional, margem de lucro, preço de vendas e impostos.

Outra coisa é calcular a compra e venda desses créditos. A diferença entre a compra e a venda desses créditos geram uma receita e despesa operacional  a ser contabilizada e declarada.

E, diferentemente de uma contabilização comum, é preciso um serviço contábil especializado nesse tipo de transação.

Isso porquê a forma de contabilizar a compra dos créditos referentes ás vendas a receber, é diferente do cálculo de vendas ou recebimentos comuns.

Vamos ao exemplo disso nas operações de Factoring:

Numa operação de fomento, inicialmente ocorre à alienação de títulos de créditos provindo das vendas mercantis realizadas a prazo pelos clientes da empresa de fomento mercantil (Factoring).

A divergência entre a quantia expressa no título de crédito e o valor de venda originário da alienação do título à empresa de fomento mercantil, será computada como gasto operacional, na data da transação, na contabilidade da empresa alienante.

Para efeito de apuração do lucro líquido do período, a empresa deverá reconhecer a receita obtida pelas empresas de fomento mercantil.

Essa receita é representada pela diferença entre a quantia expressa no título de crédito adquirido e o valor pago.

A empresa cliente deverá baixar de sua conta (duplicatas a receber), quando realizar a alienação de duplicatas.

Essas entre vários outros detalhes são fundamental na administração Contábil de uma empresa que trabalha em fomento Mercantil. Veja a íntegra aqui.

A história das operações de Factoring

As operações de Factoring têm sua origem nos séculos XIV e XV, na Europa. O factor era um agente mercantil, que vendia mercadorias a terceiros contra o pagamento de uma comissão.

Eram representantes de exportadores que conheciam muito bem as novas colônias, custodiando as mercadorias e prestando contas aos seus proprietários.

Com o tempo, esses representantes passaram a antecipar o pagamento das mercadorias aos seus fornecedores, cobrando posteriormente dos compradores.

Hoje, além dos Estados Unidos, o Factoring é muito praticado e difundido na Inglaterra, Suécia, Noruega, Holanda, Espanha, Itália, França e Bélgica.

Entre os países da América Latina, fora o Brasil, o Factoring encontra expressão no México, Colômbia, Peru e Equador.

Muitas empresas atualmente estão se reestruturando no mercado empreendedor com o auxílio das empresas de fomento mercantil.

E é exatamente às empresas de fomento mercantil que a Direcional Contabilidade tem um serviço contábil diferenciado.

Serviços contábeis nas operações de Factoring

Nós da Direcional contabilidade estamos preparados para prestar o melhor serviço nessa área.

Prestamos serviços de contabilidade para Factoring com fechamento das informações de faturamento e incidência de tributos no fim do mês.

Serviços de contabilidade para empresas de factoring que precisam de soluções contábeis para o gerenciamento das operações de Factoring efetuadas.-

Os serviços de contabilidade para Factoring da Direcional contabilidade podem ser consultados e contratados através do nosso atendimento ao cliente.

Fone.: +55 11 3258-0538
De Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00hs
R. Sete de Abril, 235 – Cj 103 – República, São Paulo – SP, 01043-000

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